Seja bem Vindo(a) ao Blog Iporá! Aqui você acompanha as principais notícias da imprensa local e estadual. Você também pode contribuir enviando fotos, basta entrar em contato.
Divulgue o Blog Iporá (Link curto):

31 maio, 2011

CIDADES: PRESOS FOGEM DA CADEIA DE FIRMINÓPOLIS

Por volta das 20h30 de ontem, 30, cinco presos considerados de alta periculosidade, entre eles Klébio Batista Arouca e Divino Fortunato, “Neto” (fotos), empreenderam fuga da cadeia pública da cidade de Firminópolis. Os fujões, que estavam presos acusados dos mais diversos crimes como estupro, assassinatos e assaltos, conseguiram fugir depois de render um agente policial que fazia o plantão naquela noite.

 


O suspeito de planejar a fuga, Klébio Batista, dominou o agente com instrumento cortante e, em seguida, abriu outras celas para que outros colegas também o acompanhassem na fuga. O local onde é colocado o cadeado, na grade da cela de Klébio, estava serrado. O agente policial, que está na Polícia Civil há vários anos, ficou em estado choque com o susto. Atendendo á pedido, ele não será identificado nesta reportagem.



Para agravar ainda mais o clima, os marginais levaram a arma do plantonista. Klébio estava preso por atentar contra a vida de um aposentado, no final do ano passado, e por assaltar um taxista de São Luís, neste mês de maio. Divino Fortunato, mais conhecido por Neto, aguardava preventivamente ser julgado pelo crime estupro.



Numa ação conjunta de policiais civis de Firminópolis e de Turvânia, com o apoio de vários homens da Polícia Militar, sob o comando do delegado Tiago Junqueira, momentos depois da fuga foi montada uma operação de busca, que fechou o cerco às entradas e saídas da cidade. Junqueira tem a expectativa de que todos sejam recapturados nas próximas horas. No meio da madrugada um dos fujões, o preso identificado como “Batatinha”, voltou e se entregou.



Quem tiver qualquer informação que leve à prisão dos fujitivos, podem ligar no (64) 3681-1224. Sua identidade será mantida em sigilo. Logo mais outras informações sobre o assunto.


31/5/2011
Edivaldo Oliveira


CÂMARA MUNICIPAL DE IPORÁ: A PARTIR DE 2013 TERÁ 13 VEREADORES

 Passar de 9 para 13 vereadores em Iporá é o que propõe o Projeto de Emenda a Lei Orgânica 05/2011 e que altera a redação do parágrafo 3º. do Artigo 18.  A matéria, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, foi apresentada na sessão de ontem, 30, e passa a ser discutida a partir da sessão de hoje, 31.

Pela propositura dos vereadores a Câmara de Iporá passa, a partir da Legislatura a iniciar-se em primeiro de janeiro de 2013, a ter 13 vereadores. Hoje são 9. Esse aumento no número de cadeiras no legislativo se dará sem que haja aumento de despesas já que, por lei, a Câmara continuará  tendo direito aos mesmos 7% da receita do Município. Certamente, para adequação da nova realidade financeira, pode haver redução nos salários de vereadores.

A iniciativa dos vereadores é porque a Emenda Constitucional 58/09 estabelece para as cidades que o número de membros do legislativo em cidades com mais de 30 mil habitantes pode ser de 13 vereadores, como limite máximo, uma faixa para atender até as cidades com 50 mil habitantes. A iniciativa dos vereadores é em hora oportuna para que, já nas eleições do ano que vem, o número de candidatos seja calculado também com base no número de vagas.
O assunto é discutido a partir de hoje, 31, em sessões da Câmara Municipal.



OUTRO IPORAENSE COMETE SUICÍDIO

 Genésio José de Souza, de 47 anos, é outro iporaense que suicidou. Isso foi ontem, 30, em Goiânia, dentro de seu estabelecimento comercial, onde  enfiou uma faca de açougue sobre o peito, atigindo o coração. O iporaense estava residindo na capital. Seu corpo foi trazido para Iporá. Está sendo velado na capela da Pax Brasileira, na Rua Inhumas. O sepultamento será a tarde. 

 Genésio era irmão do ex-vereador Alonso José de Souza. Seus outros irmãos são: Osvaldo, Osmar, Edsom e Cleuza. Deixa os filhos Claudio e Maraiza. Segundo relatos, Genésio estava muito aborrecido com problemas familiares. 


CIDADES: EM SÃO LUÍS ESTUDANTE É PRESO APÓS PROVOCAR ACIDENTE E DANO AO PATRIMONIO PÚBLICO

O início da festa da pecuária desse ano foi tumultuado e rendeu bastante trabalho para a Polícia Militar, em São Luís de Montes Belos. Por volta das 20h30, do último sábado, 28, o que parecia ser um simples acidente de trânsito acabou se transformando na ocorrência mais complexa daquela noite.



Depois de colidir o VW Parati, que conduzia, na traseira de um VW Gol, que estava estacionado na Rua São Domingos, o estudante Daniel Justino Fernandes, 21, desceu do veículo e após uma discussão com o dono do Gol, foi agredido fisicamente na boca. Em seguida a Polícia Militar foi acionada, que por sua vez chamou a equipe do Samu. Depois de serem agredidos pelo estudante, os socorristas do Samu se recusaram a leva-lo para o hospital.



Os policiais mobilizaram o rapaz, que estava visivelmente embriagado, e o encaminharam ao Hospital Municipal. Mal sabiam os policiais que o pior estava por acontecer. Bastante alterado, Daniel, que é filho de um policial militar, começou a depredar o consultório médico e recusou a ser atendido pelo médico. Sem alternativa, os policiais levaram o estudante para a delegacia de polícia.



Como não foi possível à realização do exame médico, não tinha como fazer a ocorrência policial e sem ocorrência o policial civil de plantão não recebeu o preso, sob o argumento de que não poderia transgredir o regulamento que exige a ocorrência policial. Enquanto aguardava, dentro da viatura, Daniel a cada minuto ficava mais alterado.



Depois da chegada de um grupo de colegas, que foi à delegacia para dar apoio ao amigo, o clima ficou mais tenso. O estudante começou a chutar a viatura por dentro provocando vários danos em seu interior. Somente depois da chegada do delegado, Tiago Junqueira, plantonista naquele final de semana, é que o caso foi resolvido.



Depois de novamente encaminhado ao Hospital Municipal para exames de praxe, o estudante foi levado para o presídio local. Além de ser penalizado por conduzir veículo sob efeito de álcool, Daniel também foi autuado em flagrante pelo delegado e indiciado pelo crime de dano qualificado.


31/5/2011
Edivaldo Oliveira


EQUIPE DA AGEHAB ESTA EM IPORÁ RENEGOCIANDO DÍVIDAS DE MORADORES EM CASAS POPULARES

 Desde ontem, 30, com atendimento na Prefeitura, está em Iporá uma equipe da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e que cuida de renegociar dívidas dos que, anos atrás, financiaram casas populares junto a Cohab. Até o dia 8 as famílias terão a oportunidade de regularizar seus imóveis. 

Relata o prefeito José Antônio da Silva Sobrinho (PMDB) que a vinda da equipe da Agehab se dá em razão de um esforço do vice-prefeito Lindomar Lopes (PSDB) que conseguiu agendar esta ação em Iporá e que deve servir para muitos iporaenses que possuem pendências. 

Ontem, na Prefeitura, já era grande o número de pessoas que buscavam atendimento. Segundo relatam, o Governo de Goiás está oferecendo boas condições de desconto para que quiserem quitar as dívidas acumuladas, em muitos casos, ao longo de  anos.



26 maio, 2011

TRÊS VÍTIMAS FATAIS EM ACIDENTE ENTRE CAIAPÔNIA E PALESTINA

Três pessoas morreram em um acidente na rodovia GO-221 na tarde da última quarta-feira (25) nas imediações do lixão, há 5 km da cidade de Palestina de Goiás (GO). Os três mortos estavam dentro de uma Pampa cor prata, placa KBI-8076 de Palestina (GO). Trata-se de João Tomaz da Silva (65) anos, residente na Fazenda Córrego do Ouro e suas noras: Natalina Soares de Oliveira (53) anos e Sirleide Santos de Alencar (26) anos. De acordo com testemunhas, o motorista da Pampa João Tomaz saiu de sua pista no sentido Caiapônia/Palestina, quando colidiu de frente com um caminhão truck, da empresa "INATURA", Mercedes Benz L 1620, cor azul, Placa GYS 7749 de Hidrolândia (GO). Na colisão o caminhão saiu empurrando a pampa por uns (30) metros, que ficou presa no chassi. O motorista do caminhão, Frank da Silva Craveiro Lima, nada sofreu na colisão. A Pampa ficou totalmente destruída com o impacto, até o chassi ficou retorcido. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o (IML) de Iporá (GO). Nesta operação trabalharam o Sargento Batista e o Soldado Leandro da Policia Militar de Palestina de Goiás (GO). Além do Sargento Maxuel e Soldados Reinaldo e Luz Mar da Policia Rodoviária de Piranhas (GO). E na remoção dos veículos para resgatar os corpos trabalharam o Sargento Jarbas e o Cabo Samuel do Corpo de Bombeiros de Iporá (GO).
Por: Guinter Rodrigues/Rede Diocesana de Rádio



25 maio, 2011

FESTA DE MAIO: BARRAQUEIROS RECLAMAM DE VENDAS

 Ocorreu ontem, terça-feira, 24, na Igreja Matriz, a missa de encerramento da Festa da Padroeira de Iporá, Nossa Senhora Auxiliadora.  Padre José Roberto, pároco, disse à esta reportagem que a Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora, neste ano de 2011, cumpriu todos os seus objetivos, com grande participação popular em todas as noites e mais um bom conteúdo nas reflexões de cada dia.


Novos festeiros e renda

Foram anunciados os novos festeiros para o ano que vem. Será o Grupo de Cursílio o Festeiro de 2012.  A renda dos leilões da romaria alcançou o total de 103 mil e 901 reais. As bezerras e bezerros ofertados a Festa não foram a leilão neste ano. São 65 cabeças e que serão vendidas e incorporadas como renda das romarias.

Termina de forma tranqüila

Apesar do intenso movimento nas avenidas 24 de  outubro e 15 de Novembro e uma quantidade imensa de carros estacionados nas proximidades, a festa de maio deste ano foi considerada um evento tranqüilo. Trata-se de um volume de visitantes que alguns consideram na faixa de 40.000 pessoas por dia, totalizando quase duzentas mil pessoas ao longo dos seis dias, uma vez que nos primeiros dias a quantidade de visitantes é menor.

No entanto, apesar da grande multidão,  tal como afirmam os festeiros, barraqueiros e fontes informais da Polícia Militar, não houve uma grande quantidade de ocorrências que chamasse a atenção. Registrou-se apenas pequenos furtos e brigas sem maior relevância, que é  insignificante frente ao tamanho do público. A tenda da Polícia Militar se localizou a partir do ponto da festa onde são vendidas bebidas alcoólicas. E a partir da meia noite, quando as vendas nas barraquinhas são reduzidas e as ruas neste local se tornam desertas; o policiamento e os problemas se concentram num único local o que, por sua vez, facilita e torna o controle por parte da Policia Militar mais estratégico e reduz ainda mais  a quantidade de ocorrências.  

Barraqueiros reclamaram

A calmaria foi notada também nas vendas. Se por um lado quem estava comprando reclamava dos preços, alegando que não estavam tão abaixo dos preços praticados no comércio local, por outro lado, barraqueiros se queixavam de que estavam vendendo pouco em relação aos anos anteriores. E a queixa dos barraqueiros ficou evidenciada quando na tarde de 24 de maio, o feriado – dia em que as pessoas reservam para realizarem suas compras – notava que poucas pessoas estavam comprando e havia um número maior de pessoas que estavam apenas passeando pelas barracas.  Maysa, proprietária de um bar, avalia a festa  no todo como regular. O volume de trocas de mercadorias também foi fraco em relação a outros anos, avaliaram barraqueiros. 
(João Batista da Silva Oliveira)


20 maio, 2011

CIDADES: PRESO EM SANCLERLÂNDIA MONSTRO QUE MATOU ENTEADO DE FORMA COVARDE E CRUEL


Depois de dois anos foragido, foi preso recentemente em Sanclerlândia por policiais civis daquela cidade, o auxiliar de serviços gerais, Fernando Cesar Soares. Ele é suspeito de matar com requintes de crueldades o enteado A. S., de apenas 10 anos. O crime, que revoltou a população de toda a região, aconteceu em abril de 2008, numa propriedade rural onde Fernando trabalhava e morava com a vítima e sua mãe.



A criança, antes de morrer, passou por uma verdadeira sessão de tortura. Segundo o delegado de Sanclerlândia, Klayter Camilo de Resende Farinha, que efetuou a prisão de Fernando, a vítima foi espancada com um pedaço de madeira até a morte. Além de usar uma corda, na tortura, o suspeito também teria obrigado o garoto a comer pimenta misturada com fumo. Parecia que o monstro estava determinado a acabar com vida da criança que não fazia mal a ninguém.



A prisão desse cidadão representa alívio e uma sensação de que a justiça será feita. De acordo com Dr. Clayter, que representou pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi deferida prontamente pelo juiz da comarca, só possível prendê-lo depois que sua equipe ficou sabendo que ele estava morando na cidade. O monstro mostra que é covarde ao extremo também pela prática de espancar as mulheres com quem convive. A mãe de A. era uma delas.



Enquanto aguarda julgamento, Fernando está recolhido na cadeia pública de Sanclerlândia. O delegado informa que ele foi indiciado por homicídio qualificado, por motivo fútil, emprego de tortura com um aumento de pena pelo fato de o crime ter sido praticado contra uma criança menor de 14 anos. A sociedade, que será representada pelo corpo de jurados, espera que a justiça seja feita, no rigor da lei.



Os policiais civis Romero Celestino e Claudemiro da Silva, e o delegado Clayter Camilo, estão de parabéns pela perseverança e por não medirem esforços na caça a esse monstro até coloca-lo na cadeia, onde é lugar dele.


19/5/2011
Edivaldo Oliveira

PROJETO DE ANTENA DA TIM INCOMODA MORADORES VIZINHOS

 Espremida entre boas casas do Bairro Mato Grosso, na Rua Dias, está projetada a colocação de uma antena de 70 metros de altura para transmissão do sinal da operadora TIM. Isso está incomodando moradores que não gostariam de ter ao lado de suas casas este tipo de empreendimento.
Deusamar Guimarães, Geraldo Cícero, Vereador Suélio Gomes, Claudio Siqueira e Orcino Gabriel


Esta reportagem foi chamada ao local para tomar conhecimento da situação. Em um pequeno lote, cujo proprietário, chamado André, mora em Anápolis, a TIM, após locar o espaço, fará a construção da antena. Os moradores fazem duas alegações para repudiar o empreendimento. Uma destas é quanto a uma suposta crença de que em arredores de antena de transmissão haveria uma radiação nociva a saúde. Outra bronca é porque os moradores veem perigo em uma alta antena ao lado de suas casas. Por tudo isto, dizem que seus imóveis ficarão desvalorizados.

Vereador Suélio fará estudo sobre medidas possíveis

Ontem, 19, moradores do local se reuniram com o vereador Suélio Gomes, o qual disse que, a partir de hoje, estará fazendo um estudo sobre o assunto, observando a parte legal da questão, a fim de se saber se por meio do Código de Postura do Município ou de outra legislação possa ser encontrado uma forma de impedir esta obra de antena no local, por se tratar de uma área urbana densamente povoada e por se saber que  essa é possível de ser instalada em locais sem densa concentração de casas.  

19 maio, 2011

CIDADES: FILHO DE POLICIAL É PRESO EM FLAGRANTE SUSPEITO DE FURTO EM SÃO LUÍS


A ousadia dos ladrões “pés de chinelo” de São Luís está chamando a atenção. Nem mesmo dispositivos de segurança como cercas elétricas estão impedindo suas ações. No final da tarde de segunda-feira, 16, a dona de casa Danielle Cardoso dos Santos, ao chegar à sua residência se deparou com um meliante bem na porta da sala, momento depois dele subtrair vários objetos da mesma.
 

O suspeito, José Carlos Alves dos Santos, 24, ao ver a dona da casa se evadiu do local pulando um muro e deixando para trás as ferramentas (chave de fenda e uma turquês) utilizadas para entrar no imóvel. Para isso ele cortou até uma cerca elétrica. Após ouvir o relato da vítima, os policiais notaram que o suspeito seria um velho conhecido da polícia, e o pior: ele é filho de um policial militar.

Em seguida, na casa do suspeito, os soldados Cruz e Marcelo encontraram com o mesmo dinheiro e os objetos furtados na casa de Danielle. Uma corrente de ouro, 2 adaptadores de MP3, 2 Pen Drives e várias moedas que estavam em um cofrinho destruído pelo suspeito. José Carlos deve ficar fora de circulação por um bom tempo, o delegado Vicente Stábile, que efetuou o flagrante, o indiciou por furto qualificado, onde ele poderá ser condenado a uma pena de 2 a 8 anos de reclusão, mais multa.


18/5/2011
Edivaldo Oliveira

17 maio, 2011

SINDIPORÁ PROMETE ENDURECER CONTRA PREFEITURA

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16 de maio, na sede do SINDIPORÁ, Sindicato dos Trabalhadores na Prefeitura, reunião para definir o que fazer diante da situação que eles enfrentam, que segundo a direção é de calamidade. 
Reclamam da falta de diálogo para com o chefe do poder Executivo. O plano de carreira dos servidores não está sendo cumprido e no caso da Educação, piso nacional não está sendo pago. Essa são algumas das bandeiras de luta da categoria, que vai se reunir novamente dia 30 de maio para votar um indicativo de greve, informa Adair Francisco Rodrigues.



CIDADES: PREFEITO DE ISRAELÂNDIA LUTA PARA REDUZIR TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

 Sensibilizado com o valor cobrado pela Taxa de Iluminação Pública e tendo plena consciência da  realidade e da economia de Israelândia, o prefeito Téo Sandro está tomando as devidas providências para a redução e a alteração da Lei aprovada em 2002, unificando o valor mínimo da taxa de   R$ 7,50 para cada morador e mantendo a insenção para os que gastarem menos de 100 kwh de energia elétrica. O Prefeito Téo Sandro aguarda a apreciação e votação da Câmara Municipal de vereadores. Se  a alteração for aprovada, a população será beneficiada com mais uma conquista do Prefeito Téo Sandro.
 
Relembrando o fato

Em 30 de dezembro de 2002, a Prefeitura Municipal de Israelândia colocou em vigor uma lei de autoria do próprio Poder Executivo e que tinha sido aprovada pela Câmara de Vereadores e pela qual era criado o Custeio de Serviço de Iluminação Pública.(COSIP). Naquela ocasião era comum em municípios do interior goiano a criação desta lei, então exigida para ajudar as prefeituras no custeio deste tipo de serviço público

Téo foi obrigado a fazer a cobrança da Taxa

A atual administração constatou que a lei, desde muito aprovada, não era aplicada e a referida taxa não estava sendo cobrada. A assessoria jurídica informou que o descumprimento da lei traz penalidades para a administração. A justificativa é que o Executivo municipal não pode fazer renúncia de receita. O ato de deixar de fazer essa cobrança é um ato ilegal e o prefeito não obdecendo uma lei municipal poderá responder por ato de ilegalidade. Portanto, o prefeito Téo Sandro, preocupado com a Lei de Responsabilidade Fiscal, e com a possibilidade de sofrer sanções administrativas, teve que cumprir a Lei de autoria do Executivo e aprovada pelos vereadores de uma legislatura passada.



MORADORES E PROMOTOR QUEREM SOLUÇÃO PARA PROBLEMA DE FALTA DE ÁGUA TRATADA NA VILA BRASÍLIA

 Os articuladores sociais do Projeto Ser Natureza realizaram com dirigentes da Saneago na a roda de conversa inaugural para solucionar questões socioambientais relativas à Vila Brasília, loteamento instalado em Iporá na década de 1970 e que ainda hoje sofre por falta de estrutura básica.  
O tema tratado foi à falta de água tratada para moradores de cerca de 30 casas do bairro. No encontro, estiveram presentes, pela Saneago, o representante da regional de Iporá, João José Gomes Dias; o gerente da Região Sistema Sul, Franklin Ribeiro de Oliveira; o engenheiro Manoel Carlos da Silva Filho e o gerente local, Lázaro José da Cunha.

Segundo a articuladora e moradora da Vila Brasília Tianinha, mostras colhidas nessas casas constataram a má qualidade da água dos poços e que ela é imprópria para consumo. "Tem lugar em que as pessoas usam a água distribuída por um caminhão-pipa, até para beber", diz ela.

Os diretores da Saneago afirmam conhecer o problema, mas que, em razão de o bairro ainda ter grandes espaços vagos, o custo para levar a água até essas casas é muito elevado, pois precisaria de um projeto arrojado de expansão, considerando, inclusive, a reservação necessária e a ampliação do sistema desde a captação.

A Saneago confirma a viabilidade técnica, mas observa que, como empresa, deve ser considerada também a sua viabilidade econômica, daí a dificuldade. Eles sugerem uma parceria com o poder público local e, até mesmo, com os empreendedores, intermediada pelo Ministério Público.
Assim, o promotor de Justiça Murilo Frazão vai fazer um contato prévio com a administração municipal e levantar quantos lotes ainda estão nas mãos dos loteadores. A ideia é reunir as partes interessadas, inclusive com representação dos moradores, para uma roda de conversa sobre o tema, a ser realizada no dia 7 de junho.


Escolha da demanda
O Projeto Ser Natureza de Iporá tem como proposta a recuperação da Vertente Rica, manancial existente na zona urbana da cidade, que pertence à bacia do Rio Araguaia.

Para buscar o equilíbrio ambiental da área brejosa, foi preciso primeiro cuidar dos impactos negativos provocados por loteamentos existentes ao seu redor. Assim, um deles, em fase de implantação, o Brisa da Mata, já promoveu as adequações recomendadas para evitar eventuais danos ambientais.
Acima desse empreendimento, existe a Vila Brasília que, com mais de 3.500 lotes, tem desencadeado impactos, pela falta de galerias pluviais, e contaminação do lençol freático, devido ao uso de fossas negras. A falta de água tratada em algumas residências, entretanto, foi escolhida como questão pontual pelos articuladores, por se tratar de saúde pública, para que o grupo passe, então, às demais.

Vila Brasília
A Vila Brasília foi lançada na década de 1970 por alguns empreendedores, sem oferecer qualquer estrutura a seus moradores como água tratada, esgoto, energia elétrica, asfalto e galerias pluviais. Hoje, o bairro conta com energia, grande parte é atendida com o serviço de água e algumas ruas são asfaltadas. O restante ainda é uma necessidade.

A Vila Brasília está localizada acima da Vertente Rica e distante cerca de 5 quilômetros do aterro da cidade. Há relatos que registram que muitas casas foram erguidas em cima de áreas destinadas à disposição de resíduos, uma vez que o local era utilizado para descartes antes da construção do aterro naquela região. (Texto e fotos: Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social)


Fonte: SITE

DECISÃO JUDICIAL BENEFICIA FUNCIONAMENTO DA CLÍNICA DE HEMODIÁLISE


As obras de ligação de rede esgoto da Clínica de Hemodiálise terão continuidade a partir das próximas semanas. Uma decisão do Juiz traz benefício neste sentido. O advogado Augusto Vilela Pereira afirmou que o Juiz de Direito da Comarca de Iporá, Lucas Mendonça Lagares, decidiu e autorizou a posse da área de 30 m2  pela Prefeitura. Área que inviabilizava a construção de uma rede esgoto, o que paralisou a continuidade de construção da Clínica de Hemodiálise. Desta forma a Prefeitura e demais interessados poderão dar continuidade à construção da clínica que estava parada. Afirmou também que a Comarca de Iporá ainda não decidiu sobre o caso da Ação de Servidão. 
A obra estava paralisada devido a necessidade de construção de uma rede de esgoto sem a qual não é possível o funcionamento da clínica. Ocorre que a referida rede deve passar ao longo de uma área 500 m2. O problema centra-se sobre um lote ou uma parte deste medindo 50 m x 6m, ou seja, 300 m2  por onde passaria a referida rede. No entanto, uma das herdeiras do imóvel estaria cobrando um valor acima dos preços de mercado à prefeitura. E a prefeitura por sua vez não teria como justificar tal pagamento. 

O caso urgente se deve ao fato que 19 pessoas de Iporá ir à Goiânia dia sim, dia não para realizar este tratamento - sem levar em consideração as demais pessoas da região – o que engendra além do desconforto aos pacientes; em gastos que a prefeitura realiza semanalmente com combustível, funcionários e viagens a Goiânia. Não obstante – a referida rede – atenderá também moradores do Bairro Mato Grosso.  
(João Batista da Silva Oliveira)


UEG DE IPORÁ QUER CONTRATAR 3 PROFESSORES

PROCESSO SELETIVO NA UEG-UnU DE IPORÁ

A UEG-UnU de Iporá estará com as inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado visando à contratação de docentes, no período de 17 a 19 de maio de 2011, no horário das 9h às 21horas.
As vagas são:

-01 para LIBRAS (Cursos: Geografia, História, Letras e Matemática)

-01 para MORFOLOGIA VEGETAL, FISIOLOGIA VEGETAL, SISTEMÁTICA    VEGETAL, BOTÂNICA ECONÔMICA e BIOLOGIA MOLECULAR (Curso de Ciências Biológicas)
-01 para BIOQUÍMICA, GENÉTICA, QUÍMICA APLICADA A BIOLOGIA (Curso de Ciências Biológicas)


EDITAL DISPONÍVEL EM www.ueg.br/pss




15 maio, 2011

JOVEM DE 21 ANOS COMETE SUICÍDIO EM IPORÁ

 Em uma casa na rua E, bairro Mato Grosso, foi encontrado morto dependurado em uma corda o jovem Murilo Coelho Gomes de Morais, 21 anos. Segundo informações de familiares, ele estava na residência da namorada. 

Muito sofrimento dos famíliares que não se conformam com o ato. Murilo reside na avenida 24 de outubro onde está sendo velado. O corpo foi autopsiado no IML de Iporá pelo médico Saulo de Tarso Madi Menezes. 


14 maio, 2011

CIDADES: MULHER CASADA ACUSA AMANTE DE ESTUPRO EM SÃO LUÍS


No início da manhã do último dia 12, por volta de 9 horas, a Polícia Militar de São Luís foi acionada por uma dona de casa, identificada apenas como A., que dizia ter sido vítima de um estupro acontecido momentos antes. O autor do crime, segundo ela, seria o servidor público estadual, Marcos Antonio Roncato, 45, com quem mantinha um relacionamento amoroso.


Apresentando várias marcas no pescoço e nas costas, A. afirma que o suspeito havia lhe agredido com a intenção manter uma relação sexual com ela à força. Marcos Antonio foi preso minutos depois por policiais do GPT, ainda no local onde o crime possivelmente aconteceu e foi conduzido para a delegacia de polícia.

Enquanto aguardava para ser ouvido pelo delegado Vicente Stábile, o suspeito falou com esta reportagem. Ele dizia que não estava entendendo nada do que estava acontecendo. Segundo ele, ele e a vítima, que é casada, mantêm um relacionamento havia vários meses e que nunca houve nenhum problema entre os dois.

Marcos Antonio conta que a relação entre ele e a vítima começou na cidade de Israelândia onde ambos moravam e que para amenizar a situação que começou a ficar conturbada recentemente, ela teria se mudado para São Luís. “Tinha uns 15 dias que eu não via ela. O que aconteceu é que eu me deixei levar pela saudade e fiz um carinho a mais nela. Só isso”, disse o suspeito que conta que as marcas no corpo da vítima aconteceram quando os faziam amor.

Apesar de relatar aos policiais militares que havia sido vítima de um crime de estupro, de acordo com o delegado, Vicente Stábile, mesmo afirmando que as manchas no corpo foram feitas pelo amante, a suposta vítima preferiu não representar contra Marcos Antonio e o mesmo foi liberado em seguida.


14/5/2011
Edivaldo Oliveira



AEROPORTO (AERÓDROMO) DE IPORÁ: PROIBIDO ATERRISSAR E POUSAR

Sem homologação de sua pista, ainda é proibido o uso do aeródromo de Iporá, o qual não está na lista da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como ápto para decolagens e aterrisagens. Isso porque o aeródromo de Iporá foi construído em 2006 pelo Governo Marconi Perillo, pelo Programa Voa Goiás e se esqueceram de homologá-lo, encontrando o aeródromo com 3 enormes “ X” em branco na pista, indicando que este não pode ser utilizado.  E por esta razão é que não se encontra o nome do referido aeródromo junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).  


A ANAC trata-se da Agência Nacional responsável, de acordo com a lei  11.182 de 27 de setermbro de 2005, dentre outras, por homologar, registrar e cadastrar os aeródromos; promover a apreensão de bens e produtos aeronáuticos de uso civil, que estejam em desacordo com as especificações; 

No entanto, fontes (off recording) afirmam que o aeródromo é utilizado constantemente para pousos de acordo com as necessidades dos pilotos. Não é legalizado, mas funciona. Portanto, fica o alerta: é proibido o uso do aeródromo de Iporá sob pena de ser instaurado processo administrativo, podendo o responsável ser autuado. E até mesmo ter a aeronave apreendida de acordo com Código Brasileiro de Aeronáutica.

O prefeito de Iporá afirma que não é da competência do Município dar início ao processo de legalização do aeródromo junto a ANAC, órgão responsável por regular e fiscalizar serviços aéreos. Mas sim de competência do Estado, de modo específico da AGETOP. A falta desta regularização impede que a cidade seja visitada por grandes empresários e, com isso, inibe os investimentos. A não ser que queiram aterrisar em desrespeito à Lei, como fazem até os políticos. Recentemente, a primeira dama do Estado, Valéria Perillo, aterrisou neste com sua comitiva.

Aeródromo de Iporá ao invés de Aeroporto de Iporá

Aeródromo é toda área definida e destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. Existem aqueles que são civis e outros de usos militares. Os aeródromos civis são subdivididos em públicos e privados.Os privados se constituem em patrimônios autônomos e são mantidos pela união e só podem ser fechados mediante autorização da ANAC. Os privados só podem ser utilizados com a permissão de seu proprietário e podem ser fechados pelo proprietário ou pela ANAC. Aeroportos já são aeródromos públicos com instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves e de embarque e desembarque de pessoas e cargas, diferentes de aeródromos. Portanto, em Iporá existe um aeródromo público que não fora interditado porque, na verdade, nunca foi homologado.

O que fazer para homologar um aeródromo

Segundo o Código Brasileiro de Aeronáutica aeródromos civis não poderão ser utilizados realizar o devido cadastrado. Este cadastro e esta homologação e feita junto à ANAC. Geralmente depois que se termina a construção ou os reparos; a ANAC deve ser notificada sobre o término de obra. No caso de Iporá, isto deveria ter sido feito no ano de 2006. O interessado inicia um processo, junto à ANAC,  devendo solicitar um Parecer do Comando da Aeronáutica quanto à segurança à navegação aérea.

A inscrição no cadastro de aeródromos envolve a inspeção por especialistas da ANAC com o intuito de verificar questões referentes ao atendimento dos requisitos e condições para os quais o aeródromo está sendo cadastrado. Prevê ainda o recolhimento de taxas. O cadastro possui validade de 10 anos e renovável por iguais períodos, desde que mantido nas condições técnicas para as quais foi aberto ao tráfego aéreo. 

Quando um aeródromo é interditado A ANAC exclui os dados do aeródromo do cadastro. Caso um aeródromo seja aberto - ou esteja sendo utilizado ao tráfego sem a estar devidamente cadastrado na ANAC - esta deverá promover a sua apuração imediata, mediante a instauração de processo administrativo, assegurado o contraditório e a ampla defesa, em atenção ao devido processo legal, podendo o responsável ser autuado conforme preconizado pela Resolução ANAC n° 25, de 25 de abril de 2008. (João Batista da Silva Oliveira)



DONOS DO TERRENO NOS FUNDOS DA CLÍNICA CONTAM VERSÃO DO CASO



“Não é verdade que a Prefeitura tenha insistido em negociar e comprar o terreno para a rede de esgoto”. É o que afirma Wander Leonardo Nunes, um dos donos do terreno que tem sido a causa da demora na obra final, a de esgoto,  e que fará com que a Clínica de Hemodiálise (Nefrocenter) funcione. Wander procurou a reportagem do Oeste Goiano nesta sexta-feira, 13, para dizer que a matéria publicada aqui no site não espelha completamente a verdade. Ele diz que para o povo tem sido dito que eles estão dificultando a viabilização do  funcionamento da Clínica de Hemodiálise. “isso não é verdade”, diz ele.
Wander Leonardo

Wander conta que a Prefeitura não demonstrou interesse pelo negócio e ficou meses sem procurá-los para as conversações. Ele é da família que é dona do terreno de 9.000 m2 do qual a Prefeitura precisa para fazer a canalização do esgoto. A área é de uma viúva e de 4 filhos. O próprio Wander, genro da viúva, conta a sua versão para o fato:

“Há quatro meses atrás o prefeito chamou nossa família ao gabinete na Prefeitura para dizer que precisava da área e que queria comprar. Dissemos que vendíamos e que o preço seria de 170 mil reais.  O prefeito achou caro. Nós dissemos que já tínhamos achado 130 mil pela área, mas achávamos que valia mais e que se não fosse 170 mil reais, que pudesse ser uma valor razoável. Estávamos dispostos a negociar. 

Diante disso, o prefeito disse que ia pensar e que ia consultar a sua equipe de avaliação de preços de imóveis e que dentro de 10 dias ia nos procurar. Aí foi que a nossa família se surpreendeu. Nunca mais fomos chamados para conversar. O que seria 10 dias virou um prazo de 4 meses até termos outra conversa. E o incrível foi que começaram a furar em nosso terreno, sem nos consultar. Cavaram mais de 40 metros lineares. Tive que pedir para parar. Pararam. Mas ação foi uma invasão, um desrespeito, já que não tínhamos fechado negócio sobre o terreno. 

Nesta semana o prefeito ligou, chamando para conversar. Mas não parecia com vontade realmente de negociar. Falava era em desapropriar, não fez proposta. Saímos de lá sem acordo. E, de repente, agora entrou com uma Ação Judicial de Servidão pela qual parece nem pretender mais desapropriar, pretedendo usar o subsolo do terreno e nem pagar por isso, se a Justiça assim definir, nesta ação que vai ser julgada nos próximos dias. Isso nos deixa indigado. Ora,  furaram, tem as boca de lobo no terreno, não poderemos usar o terreno totalmente, já que não se pode construir sobre rede de esgoto. Por enquanto, estamos bastante prejudicados. Queremos negociar. Entendemos que é importante a rede de esgoto para que a Clínica possa funcionar e amenizar a dor de muitos que dependem do tratamento da hemodiálise. Mas nossa família está se sentindo desrespeitada pela Prefeitura. É a nossa versão sobre o fato a fim de que o povo de Iporá saiba a verdade”.



13 maio, 2011

SENADORA LÚCIA VÂNIA (PSDB) ASSUME COMPROMISSO DE REFORMAR PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE IPORÁ

A Senadora Lúcia Vânia (PSDB) recebeu a diretoria do Sindicato Rural de Iporá/Diorama  Presidente: Arthur Barros Filho, Vice - Presidente: José Carlos Ferreira e Tesoureiro: Mahmud Armad Sara. Na pauta, pedido de apoio para a realização da 26ª Exposição Agropecuária de Iporá a ser realizada de 24 a 31 de julho. O encontro foi intermediado pelo iporaense Coronel Almeida. Toda a história de luta dos pecuaristas de Iporá/Diorama e região foi passada a Senadora, bem como sobre a festa agropecuária.  A Senadora se prontificou a ajudar com a reforma da estrutura do parque, o que será feito para a outra exposição, já que para essa o tempo não permite mais e prometeu dar uma atenção especial a Iporá. Os membros da diretoria saíram satisfeitos do encontro.

Sobre a exposição agropecuária, segundo o Presidente Arthur Barros Filho, já está com tudo encaminhado. Informou que não há mais espaços para expositores de gado, todas as argolas já foram reservadas.





ESTÁ NAS MÃOS DA JUSTIÇA DECISÃO QUE VIABILIZE A CLÍNICA DE HEMODIÁLISE

De um terreno onde é preciso passar uma rede de esgoto, alguém está cobrando da Prefeitura preço acima do mercado. Diante disso, a Prefeitura teve que recorrer à Justiça.
Quanto à paralisação das obras de esgoto para a Clínica de Hemodiálise; Augusto Vilela Pereira, um dos advogados da Prefeitura, espera ainda para as próximas horas uma decisão da da Comarca de Iporá. 

Em razão da urgência de finalização, uma vez que 19 pessoas vão à Goiânia dia sim, dia não, para realizar este tratamento; as obras da Clínica de Hemodiálise se encontram paralisadas. A paralisação na implantação do empreendimento se deve a uma necessidade de construção de uma rede de esgoto, sem a qual não é possível o funcionamento da Clínica. Ocorre que a referida rede passa ao longo de uma área 500 m2. O problema centra-se sobre um lote, de modo mais especifico numa parte deste lote, medindo 50 m x 6m, ou seja, 300 m2     por onde passaria a referida rede de esgoto. No entanto, uma das herdeiras do imóvel estaria cobrando um valor acima dos preços de mercado à Prefeitura. E a Administração, por sua vez, não tem como justificar tal pagamento. 

Mediante tal reação da dona do terreno e considerando que o local só é utilizado para pastagens; a Prefeitura entrou com um pedido de Ação de Servidão. Este caso, explica  Augusto Vilela Pereira, é similar ao caso em que na zona rural uma rede elétrica é instalada sobre a propriedade. O proprietário continua sendo o dono do território, porém não pode construir naquele local. A ação prevê indenização se for gerado dano ou prejuízo ao proprietário. 

Nestes termos, Augusto Vilela Pereira espera, ainda para esta semana, uma decisão do Juiz de Direito da Comarca de Iporá, Lucas Mendonça Lagares. O pedido se justifica pelo fato do interesse público estar acima do interesse particular, uma vez que a referida rede de esgoto atenderá não apenas a clínica, mas também moradores daquela proximidade. E não obstante, a ação se justifica, sendo que a instalação da clínica evitará os gastos que a Prefeitura realiza semanalmente com combustível, funcionários e viagens a Goiânia. Evitará ainda o desgaste emocional e físico pelo qual passam estes pacientes de Iporá e região que precisam viajar 84 horas por mês para receber um tratamento médico-hospitalar. (João Batista da Silva Oliveira)



11 maio, 2011

CIDADES: RAPAZ DE 20 ANOS MORRE VÍTIMA DE DESCARGA ELÉTRICA EM SÃO LUÍS

No início da tarde de ontem, 11, o servente de pedreiro, Roberth Alves de Oliveira, de apenas 20 anos de idade, perdeu a vida depois de ser vítima de uma descarga elétrica. O acidente aconteceu quando o rapaz trabalhava na reforma de uma casa, no Setor Aeroporto. Roberth chegou ainda com vida no Hospital Municipal, mas não resistiu e veio a óbito momentos depois.

O dono da obra, Regian Peres, conta que havia uma fiação solta no local e que tinha advertido a vítima e um outro colega para que não se aproximassem dos fios, pois estavam energizados e representavam perigo. Regian conta que hoje era o terceiro dia que o rapaz estava trabalhando na obra. Ele prestou toda assistência à família. A equipe da Polícia Militar, comandada pelo sargento Ailton, atendeu a ocorrência e preservou o local até a possível vinda dos peritos do IML de Iporá.

Roberth Alves de Oliveira


O corpo de Roberth Oliveira foi levado para o IML de Iporá e o seu sepultamento aconteceu quinta, 12. Falando em IML, esse é mais um caso de morte violenta que o IML de São Luís não atende, e com isso mais uma família fica na angústia e com a dor de ter que esperar por horas o retorno do corpo para ser velado. Até quando vai durar esta triste novela?

11/5/2011
Edivaldo Olvieira


10 maio, 2011

CIDADES: MULHER MORRE DE FORMA MISTERIOSA EM RIO VERDE

 A Polícia investiga homicídio ocorrido na manhã de ontem, no Bairro Liberdade. Elizângela Onofre Mariano, de apenas 20 anos, conhecida por Neguinha, dormia em sua residência, de acordo com testemunhas. Havia mais gente na casa. Todos dormiam. De repente, ouviu-se apenas um grito: “Mataram a Neguinha!”. Todos na casa, ainda de acordo com a versão das testemunhas, acordaram e encontraram a vítima caída no chão.

A Polícia foi chamada. Cabo Moura e Soldado Sócrates foram até o local e encontraram o corpo de Neguinha deitado no chão já sem vida, com marcas de golpes de arma branca. Nenhuma das testemunhas soube informar qualquer detalhe sobre o agressor. Segundo os presentes, o autor já havia se evadido do local. O corpo foi levado para o IML. As investigações continuam.




MARIDO IMPEDIU QUE MULHER COMETESSE SUICÍDIO

    Na avenida Pará, parque das estrelas, saída para Goiânia, uma mulher tentou suicídio. E.L.C.S de 37 anos foi avistada pelo marido subida em uma cadeira e com uma corda de nylon amarrada em uma árvore, quando ela viu o esposo chegar ela se soltou com a corda no pescoço, sendo salva pelo homem que conseguiu retira-la ainda com vida. O Samu foi acionado e a mulher, que segundo o seu esposo tem problemas de depressão, foi levada para o hospital municipal.



HOMEM EMBRIAGADO PROVOCA ACIDENTE

Homem com indício de embriaguês alcoólica conduzindo um veículo provoca acidente, batendo em uma moto que estava estacionada. Foi na rua Otaviano Gomes no Bairro Umuarama, os sargentos Araújo e Jurandir chegaram na viatura no local do acidente e ouviram relato dos envolvidos. Ronaldo Nogueira Gomes, 56 anos estava no Mercedes Benz 709, branco, placa: JYY 6819 de Iporá quando bateu na moto Honda CG 150 fan vermelha placa: NLT 1953 de Iporá, que pertence a Weslei de Jesus Bueno. O senhor Ronaldo conduzia o caminhão pela rua Otaviano Gomes no bairro Umuarama indo em direção a Vila Mutirão quando veio a chocar-se com a moto que estava estacionada. Após o fato ele evadiu-se do local, sendo encontrado posteriormente pelo proprietário da moto e retornou ao local do acidente. 

Os policiais escreveram na ocorrência que testemunharam que o condutor estava visivelmente embriagado e no interior do veículo foi encontrado uma garrafa de cerveja. O Veículo foi apreendido, levado para o pátio do 12º BPM. 


08 maio, 2011

ENCONTRADO CORPO DE DANILO REZENDE NESTE DOMINGO DIA DAS MÃES

Danilo, rapaz alegre e querido por todos
 Ao serem retomadas as buscas na manhã deste domingo, 8, ao corpo do jovem Danilo, que sofreu afogamento,  foi encontrado. O corpo estava a 100 metros abaixo do local onde caiu nas águas. A dificuldade que fez com que a procura perdurasse por 6 dias, foi porque o corpo estava em um local de águas com 10 metros de profundidade e ainda encoberto quase totalmente por areia, sendo visível apenas um braço e parte da lateral do corpo.

O Tenente Rafael prestou a informação à imprensa na manhã do domingo. O Instituto Médico Legal (IML) fez o seu trabalho no corpo, liberando para imediato sepultamento.
Dr. Saulo Menezes autopsiou o corpo de Danilo Rezende constatando que não havia nenhum sinal de violência no mesmo, o que deduz-se que a morte ocorreu somente em função de afogamento. "O corpo estava em avançado estado de decomposição e circundado por fauna cadavérica aquática", disse a esta reportagem o médico legista.

Danilo Rezende, de 19 anos, afogou-se em águas do Rio Claro, no lugar conhecido como Funilão, na noite de segunda-feira, 2. Já era o sexto dia do desaparecimento do jovem. As buscas eram interrompidas na noite e recomeçavam sempre em cada manhã. 

O jovem pescava com amigos quando estes ouviram dele um grito por socorro. A escuridão impedia a localização do corpo de Danilo pelos amigos. O Corpo de Bombeiros de Iporá atuou no local com reforço da unidade de Rio Verde que tem melhores equipamentos. 







Vídeo postado no YouTube por: helieennay



CIDADES: PREFEITURA DE ISRAELÂNDIA DISTRIBUI 8 MIL KG DE FEIJÃO PARA POPULAÇÃO

 A Prefeitura de Israelandia, através do esforço do prefeito Téo Sandro, conseguiu junto a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mais de 8 mil kilos de feijão que estão sendo distribuidos a todas as familias do Municipio e de Piloândia, além de escolas e Delegacia. A população está satisfeita com a distribuição do cereal pois o feijão é de ótima qualidade, tipo Carioca Preto. O prefeito disse que uma boa alimentação é o minimo de dignidade ao pai de familia. Segundo ele, os preços dos alimentos tem subido muito e arroz e feijão na mesa do pai de familia é boa economia no bolso do cidadão.



CORPO DE BOMBEIROS CONTINUA BUSCAS PELO CORPO DE DANILO

Quatro megulhadores do corpo de Bombeiros, guarnição de Rio Verde, comandados pelo tenente Nelson Martins da Silva, com a colaboração da equipe de Iporá comandada pelo tenente Rafael e também com o apoio da PM tenente Neves continuam no Rio Claro a procura de Danilo Rezende Duarte, 19 anos, desaparecido na noite de 02 de maio por volta das 21:00h. Os amigos que o acompanhavam, Luciano Costa Sampaio e Devaldino Mariano Filho, ouviram gritos, não conseguiram socorrer Danilo e acionaram os militares. Segundo tenente, as características do rio dificultam o trabalho, muita pedra , as buscas estão sendo feitas num percurso de 60 quilômetros e segundo ele, não vão encerrar as buscas. Cada caso é um caso, explica o tenente, que já resgatou corpo com dois dias e outros que demoraram bastante.


Pescadores e garimpeiros que conhecem muito o Rio estão colaborando com a família nas buscas, o tenente Nelson faz um apelo para que os ribeirinhos fiquem atendos para contribuir na procura. Segundo ainda o tenente, pelas características do rio, o corpo não roda mais que 50 quilômetros.


Informações incorretas atrapalham as buscas e aumentam o sofrimento da família, são muitas as pessoas que passam informações dando conta que um corpo foi encontrado e quando vão checar a informação descobre-se que se trata de um trote. É uma tristeza, tanto para os familiares quanto para os amigos.


CIDADES: ACIDENTE DE TRÂNSITO MATA MOTOTAXISTA DE PIRANHAS

 Foi autopisiado no IML de Iporá, pelo médico Legista Saulo de Tarso Madi Menezes, João Serafim de Oliveira, 53 anos, residente em Piranhas fazia uma corrida para Caiapônia e sofreu um acidente e veio a óbito, isso aconteceu  no sábado dia 07 de maio. Ele pegou a corrida para levar uma pessoa a Caiapônia, deixou o passageiro no destino combinado e retornava para casa quando, há um quilômetro, no trevo, saiu da pista e sofreu uma queda. O corpo foi levado para o IML e segundo o médico Legista Saulo de Tarso Madi Menezes, o senhor João não usava de modo adequado o capacete e com a queda  sofreu um traumatismo craniano.


07 maio, 2011

HOMEM ALCOOLIZADO CAUSA ACIDENTE ENVOLVENDO DOIS CARROS E UMA CARROÇA

Às 8 horas e 50 minutos da manhã de sexta-feira, 6, o caiaponiense Daniel Gonçalves de Souza, de 49 anos, e que conforme o Boletim de Ocorrência estava alcoolizado, causou acidente dentro do perímetro urbano de Iporá e que causou vítimas.

O caiaponiense atravessava Iporá na direção à Israelândia quando, na Avenida Pará, próximo ao Café Itajubá, Jardim Monte Alto, alcançou a traseira de uma carroça conduzida por Alcides Felisbino Vieira, de 84 anos. Em seguida, o veículo dirigido pelo caiaponiense atingiu também o veículo estacionado Voyage CL, Placa: KDB-1358 de Iporá, marrom e de propriedade de Mauro Quirino Pereira, morador de Iporá.

Houve danos nos veículos, ferimentos no carroceiro que foi socorrido pelo Samu e a morte do animal que puxava a carroça. O caiaponiense alcoolizado fui autuado e o veículo apreendido. Atuaram na ocorrências o SGT Ivair e o SD Aires.


CONTINUAM AS BUSCAS PELO CORPO DE DANILO REZENDE

 O corpo do jovem Danilo Rezende de 19 anos que se afogo no Rio Claro na noite da última segunda-feira, 02/05 ainda não foi localizado. Já é o quinto dia do desaparecimento do jovem.

Sexta, 6, na UEG colegas de Danilo fizeram uma homenagem, utilizando um datashow apresentaram várias fotos em excursões para Registro do Araguaia, Tecnoshow Comigo em Rio Verde, entre outras. Danilo fazia o curso de Geografia, e trabalhava numa gráfica, ele era um jovem muito alegre, simpático e com muitos amigos.

Informações oficiais devem ser divulgadas logo mais pelo Tenente Rafael, do Corpo de Bombeiros.

NOVA PARALIZAÇÃO DOS EDUCADORES DO ESTADO DIA 11 DE MAIO

O Sintego, Sindicato dos trabalhadores em educação de Goiás está convocando os servidores para uma paralisação a ser realizada no dia 11 de maio para uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia. O evento faz parte da XII semana nacional em defesa e promoção da educação pública.

O sindicato vai colocar ônibus a disposição dos interessados, cuja saída será ás 05:00h da sede da regional em Iporá na rua Lázaro Vieira.


Interessados em ir no ônibus em participar devem reservar vaga pelo telefone (64) 3674-2053 e deixar seu nome.




06 maio, 2011

GOIÁS: PROCURADORIA GERAL DO ESTADO VAI PEDIR SUSPENSÃO DA ANULAÇÃO DE CONCURSOS

 Os 4 mil concursados afetados com a decisão do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia, Ari Ferreira de Queiroz, que determina seu afastamento imediato e anulação dos certames, devem continuar trabalhando normalmente. Assim que notificada dessa nova decisão, a Procuradoria-Geral do Estado – PGE vai protocolar medida no Tribunal de Justiça pedindo a suspensão da decisão de primeira instância.

“Existe a determinação expressa do governador do Estado para defender o concurso e os concursados e essa determinação será seguida”, afirma o procurador-geral do Estado, Ronald Bicca. A justificativa da PGE é baseada no interesse público, pois o afastamento desses servidores ocasionará a interrupção no atendimento à população. “Nós não podemos afastar 4 mil servidores sem prejuízo à continuidade administrativa do Estado. Nós faremos de tudo para não afastá-los. Não podemos ser irresponsáveis e colocar simplesmente 4 mil pessoas na rua. Pessoas que estão atuando nos hospitais e nos bombeiros, por exemplo”, argumenta Bicca.


Assim que protocolado, o julgamento desse pedido de suspensão será feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Vítor Lenza, de forma monocrática. “O juiz Ari Ferreira decidiu conforme sua convicção, que não é a mesma minha. Confio na boa fé do juiz, eu confio no Judiciário brasileiro, da mesma forma que confio que o presidente do Tribunal de Justiça terá sensibilidade para corrigir o mais rapidamente essa decisão”, expõe o procurador.


A PGE informa que cumpriu todos os prazos legais relativos a esta ação. Ao invés de repassar ao Tribunal de Justiça o recurso de apelação protocolado pela PGE no mês de março, o juiz Ari Ferreira de Queiroz preferiu emitir nova decisão sobre o caso. Além do recurso da PGE há centenas de outros protocolados por concursados e sindicatos. A decisão judicial afeta todos os empossados e aprovados em quatro concursos realizados em 2010: Polícia Técnica-Científica, Corpo de Bombeiros e secretarias de Saúde e Cidadania e Trabalho.


O procurador-geral explica que ao empossar estes concursados o Estado fez a adequação das despesas, demitindo comissionados. A alegação da PGE é que o juiz de primeira instância não é compatível com o pedido do Ministério Público. O MP não pediu a anulação do concurso, pediu apenas que o Estado declinasse as vagas. E isso foi feito.



Fonte: Agecom

PagSeguro

Fotos Históricas de Iporá

Fotos: adipora
Tags: Iporá, Diorama, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Arenópolis, Fazenda Nova, Doverlândia, Montes Claros de Goiás, São Luis de Montes Belos, Piranhas, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Palestina, Caiapônia, Jussara, Acidente, Concursos, Rádio, Jornal, Sites, Festa Iporá, Eventos, Moiporá, News, Notícias, Sites Úteis, Telefones Úteis